quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Clube de História: as teorias sociais do trabalho

Estamos desenvolvendo o Clube de História com alunos do 8º ano desde o início do semestre com o auxílio dos bolsistas Aline, Manuel e Marcelo. O primeiro tema, no bimestre anterior, foi sobre a vinda da família real para o Brasil em 1808. Neste bimestre o tema preparado pelos bolsistas, juntamente com a professora Giselda, aborda as teorias sociais de trabalho, devendo ser trabalhados os conceitos de comunismo, socialismo, capitalismo, positivismo, anarquismo e marxismo, entre outros que estejam relacionados.
Nas últimas quartas-feiras estivemos reunidos com alguns alunos (Yuri e Túlio – 8º c, Vinicíus e Felipe – 8º e) para discutirmos um pouco sobre o assunto, de onde surgiram os mais variados temas de trabalho e formas de fazê-lo. A idéia é que ao final do bimestre cada grupo de alunos entregue um trabalho final à professora Giselda sobre o assunto trabalhado no Clube de História. Para isso, a pesquisa prévia, o empenho, dedicação e a discussão na escola com os bolsistas do PIBID são de fundamental importância para os alunos.
Você sabe o que significa alguns desses conceitos? Se você está no 8º ano e tem dúvidas sobre alguns deles, venha para o Clube de História para juntos estudarmos sobre os pensadores Karl Marx, Engels, os socialistas utópicos e também os anarquistas.
Para quem tem dúvidas sobre o trabalho e também deseja encontrar mais fontes de pesquisa, dê uma olhada na biblioteca do Leônidas onde diversos livros poderão ser encontrados: entre eles algumas enciclopédias (Larousse Cultural, Barsa), livros didáticos (coleção Araribá, coleção História temática) e paradidáticos com histórias sobre a Revolução Russa, o capitalismo do século XIX, entre outros assuntos que dizem respeito ao tema teorias sociais do trabalho. Além disso, nós bolsistas estamos levando também mais alguns materiais de pesquisa.
Venha você também participar do Clube de História!!!!!



Símbolo do movimento Anarquista




Friederich Engels, pensador que juntamente com Karl Marx fez várias críticas ao sistema capitalista do século XIX.


 Karl Marx, historiador, escritor, bacharel em Direito, filósofo, juntamente com seu colega Engels escreveu diversas teses sobre o capitalismo na Europa do século XIX.



 Símbolo do comunismo (marxista): o machado e a foice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário