quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Leitura no Brasil



Autor: Marcelo Gimenes

Pesquisas desenvolvidas apontam que os brasileiros lêem em média quatro livros por ano, sendo destes quatro livros, apenas um ou dois são lidos integralmente. Estes dados são preocupantes, já que o número de bibliotecas ou acervos é suficiente para toda a população brasileira. A pesquisa foi desenvolvida no dia 29 de março de 2012, onde houve o comparecimento da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, na audiência pública realizada na Comissão de Educação e Cultura (CEC) da Câmara dos Deputados.
Segundo as pesquisas, a população brasileira é composta por 50% de leitores e 50% de não leitores, esses dados também apontam um crescente número nas mulheres leitoras, já que estas ocupam 53% do público leitor. Também foi investigada a idade do público leitor, e descobriu-se que as pessoas mais velhas têm maior dificuldade para ler, devido a pouca alfabetização, desinteresse ou até mesmo falta de tempo.
A pesquisa destaca como positivo o fato do número de leitores declararem que a atividade é prazerosa, já que ajuda a distrair e conhecer histórias novas e até mesmo enriquecer o conhecimento pessoal. Os autores preferidos dos entrevistados são Monteiro Lobato e Machado de Assis.
Os investimentos estão sendo feito na manutenção e desenvolvimento das bibliotecas brasileiras, contudo o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, afirma que os 40 milhões de reais para renovar o acervo de 2,7 mil bibliotecas em todo o país ainda é fraco.
Então alunos da Escola Estadual Professor de Castro Serra, quantos livros vocês costumam ler por ano? O que pensam sobre a pesquisa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário