segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Clube de História: Atividade de pesquisa e produção de maquetes




          Como já dissemos em texto anterior, durante as quartas-feiras do mês de Agosto foram realizadas as primeiras sessões do Clube de História com alunos do 8º ano. A partir da pesquisa proposta pela professora Giselda, bolsistas do PIBID organizaram os materiais didáticos e complementares (enciclopédias, atlas, guias ilustrados da História do Brasil e livros paradidáticos) e os atendimentos aos alunos em horário extraclasse. O tema sugerido para a pesquisa compreendeu o período entre a chegada da família ao Brasil e o processo de Independência (1808-1822), conteúdo abordado em sala de aula durante o bimestre.

Em um primeiro momento, realizou-se o apoio referente ao conteúdo ministrado anteriormente pela professora e a sugestões de como trabalhar o tema por bolsistas do PIBID. Em seguida, houve o incentivo a produção de trabalhos sobre o tema em formas de expressão diversas, como poesias, HQs, paródias e cartazes. Como exemplo das atividades desenvolvidas e apresentadas pelos alunos em sala, podemos citar a maquete realizada pela dupla Guilherme e Régis (8º ano D) a partir do quadro de Pedro Américo, Independência ou Morte (1886-88), pintura recorrente nos livros didáticos.

Pedro Américo de Figueiredo e Mello. Independência ou Morte, 1886-88. Museu Paulista
      
Maquete produzida pelos alunos do 8º ano Guilherme e Régis.


Apresentação da maquete na sala de aula no dia 27/10/2012.


Outras maquetes representaram as motivações da fuga da família real portuguesa e sua chegada ao Brasil, como as feitas pelos alunos Júlio César, Guilherme Mendes e Guilherme Henrique, grupo do 8º ano C e pelos alunos Cristian, José Alberto e Túlio, grupo também do 8º ano C.


Maquete produzida pelos alunos Júlio César, Guilherme Mendes e Guilherme Henrique, grupo do 8º ano C.

Apresentação em sala de aula da maquete produzida pelos alunos Júlio César, Guilherme Mendes e Guilherme Henrique no dia 27/10/2012.



Maquete produzida pelos alunos Cristian, José Alberto e Túlio, grupo do 8ºano C



Apresentação em sala de aula da maquete produzida pelos alunos Cristian, José Alberto e Túlio, grupo do 8º ano C no dia 27/10/2012.


Para os estudantes participantes, o Clube representou um incentivo ao estudo dos conteúdos e a possibilidade de conhecer e articular variadas fontes de pesquisa sobre um mesmo tema para a realização de seus trabalhos. Para os bolsistas, o Clube é um meio de buscar a articulação dos saberes da História com as práticas de ensino, considerando fatores como a faixa etária e contexto social dos alunos envolvidos, além de permitir o desenvolvimento da capacidade de organização didático-pedagógico e a reflexão crítica voltada para o ensino de história e trabalho docente. 

Agradecemos a participação de todos e parabenizamos os alunos pelos trabalhos realizados! Novas atividades do clube continuarão a ser realizadas até o fim do ano letivo com outros temas! Fique atento!


Nenhum comentário:

Postar um comentário