segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Museu Municipal de Uberlândia: Histórias e Memórias



Natália Félix



Visitar um Museu suscita descobertas sobre o homem e sua relação com a comunidade na qual se encontra inserido, e possibilita estabelecer conexões históricas entre tempos e sujeitos distintos, acrescentando na imaginação de quem o visita, vivências e concretudes.
O Museu Municipal de Uberlândia funciona no Palácio dos Leões, prédio que compõe o conjunto arquitetônico da Praça Clarimundo Carneiro, tombado pelo Patrimônio Histórico do município em 1985, o prédio que foi construído em 1917,  restaurado em 1995 e adequado internamente para abrigar o Museu Municipal.. Um espaço que hoje é palco de importantes trabalhos acontecem as exposições que tem por foco a história local. Atualmente, está sendo exibido um projeto permanente, Nossas Raízes, exposição de longa duração que retrata a história do município de Uberlândia, é uma mostra composta por objetos de época em uma narrativa que reconstrói o processo histórico vivido na região. Conta, em quatro salas temáticas, a formação do município a partir do trajeto dos bandeirantes, sendo essas 4 salas organizadas em: Bandeirantes, Fazendas, Cozinha e Maquete. O acervo exposto faz parte da história de Uberlândia e é representativo do período retratado.
O museu é aberto a visitação e mais do que simplesmente observar o material exposto lá é importante reconhecer a história da nossa cidade, e pensarmos ou (re) pensarmos o nosso papel na construção dessa história tendo em vista que somos parte dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário