quinta-feira, 8 de março de 2012

8 de março “Dia Internacional da Mulher”

Por Marcelo Gimenez 


créditos pela imagem: Johan92100

Hoje é um dia muito especial para todas as mulheres do mundo, já que se comemora o dia internacional da mulher. Em 1975, através de um decreto, a ONU (Organização das Nações Unidas) oficializa a data. Contudo muitos não sabem o que ocorreu em algum dia 8 de março para que tal data fosse concretizada.
Relembrando a história, o século XIX colhe os frutos das revoluções industriais que necessitam produzir cada vez mais produtos em menor tempo e preço, por causa disso os donos de fábricas contratavam mulheres pagando até 1/3 do salário que eram pago aos homens. O trabalho era severo, longas jornadas de trabalho chegando até dezesseis horas por dia em condições péssimas de trabalho, as quais eram normais para a época, aumentando assim o descontentamento de todos que trabalhavam nas fábricas.
No dia 8 de março de 1857, Em Nova Iorque, operárias fizeram uma greve reivindicando melhores condições de trabalho, redução da carga horária para dez horas e salários iguais aos dos homens. Em vez de haver uma negociação, a manifestação foi reprimida com uma violência sem igual, as operárias foram trancadas dentro da fábrica e queimadas vivas, aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas.
Somente em 1910 durante uma conferência na Dinamarca, houve um consenso que estabeleceu o dia 8 de março como o “Dia Internacional da Mulher”, essa seria uma homenagem a todas as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Contudo como vimos mais acima, essa data somente foi oficializada pela ONU em 1975
O dia 8 de março é sem sombra de dúvidas especial para cada mulher, mas precisamos saber que todos os dias são especiais para as mulheres. Suas conquistas não foram consolidadas somente nesta data, a história nos mostrou suas façanhas em diversas datas, como exemplo do Brasil que no dia 24 de fevereiro de 1932 foi instituído o voto feminino.
Portanto deixo aqui minha homenagem para todas as mulheres, por terem conseguido seus direitos, por suas lutas que permanecem até hoje, uma vez que é irrevogável o preconceito que ainda sobrevive na chamada sociedade pós-moderna em relação a mulher enquanto ser humano, trabalhadora, esposa, sujeito social que assim como os demais tem direitos e deveres para com a sociedade que está inserida, entretanto ainda há um longo caminho a ser percorrido para que estes se consolidem sem “equívocos”.

4 comentários:

  1. layssera e nayara achamos esse texto mais que devido para o sociedade ver as lutas que nois mulheres sofremos para hoje chegar onde chegamos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VALEU LAYSSERA E NAYARA VOCÊS ESTÃO CERTAS......

      Excluir
  2. A MULHER E MUITO BATALHADORA FORTE E MERECE SER RECONHECIDA PELO SEU TRABALHO E ESFORÇO E NÓS VENCEREMOS TODOS OS
    PRECONCEITOS.
    ASS:MYLENA E ANNAIZA 7º ANO C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana e Ana Lara 8 ANO D
      Adoramos esse texto a mulher MERECE!

      Excluir