quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Leitura no Brasil



Autor: Marcelo Gimenes

Pesquisas desenvolvidas apontam que os brasileiros lêem em média quatro livros por ano, sendo destes quatro livros, apenas um ou dois são lidos integralmente. Estes dados são preocupantes, já que o número de bibliotecas ou acervos é suficiente para toda a população brasileira. A pesquisa foi desenvolvida no dia 29 de março de 2012, onde houve o comparecimento da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, na audiência pública realizada na Comissão de Educação e Cultura (CEC) da Câmara dos Deputados.
Segundo as pesquisas, a população brasileira é composta por 50% de leitores e 50% de não leitores, esses dados também apontam um crescente número nas mulheres leitoras, já que estas ocupam 53% do público leitor. Também foi investigada a idade do público leitor, e descobriu-se que as pessoas mais velhas têm maior dificuldade para ler, devido a pouca alfabetização, desinteresse ou até mesmo falta de tempo.
A pesquisa destaca como positivo o fato do número de leitores declararem que a atividade é prazerosa, já que ajuda a distrair e conhecer histórias novas e até mesmo enriquecer o conhecimento pessoal. Os autores preferidos dos entrevistados são Monteiro Lobato e Machado de Assis.
Os investimentos estão sendo feito na manutenção e desenvolvimento das bibliotecas brasileiras, contudo o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, afirma que os 40 milhões de reais para renovar o acervo de 2,7 mil bibliotecas em todo o país ainda é fraco.
Então alunos da Escola Estadual Professor de Castro Serra, quantos livros vocês costumam ler por ano? O que pensam sobre a pesquisa?

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Oficina temática as imagens do imperador : Dom Pedro II

Por  Mislele Souza
Olá pessoal!

Venho por meio desta, relatar sobre a Oficina Temática “As imagens do Imperador: Dom Pedro II”, realizada no dia 26 de outubro de 2012. Utilizamos de imagens e cartas do período regencial para abordar a temática. Acreditamos que a oficina ocorreu de maneira satisfatória, os alunos participaram dos debates e realizaram as atividades propostas.  As imagens utilizadas tratavam das melhorias trazidas pelos monarcas (com a vinda da família real para o Brasil) e a própria imagem do Imperador Dom Pedro II; imagem esta que foi registrada de várias formas, desde acentuando seu poder (com toda pompa e elegância) até caricaturas que visavam satiriza-lo e construir a imagem de um monarca velho, decrépito e que não conseguia mais governar nosso país. Tratamos de conceitos mais abrangentes, como monarquia e república; relacionando os temas referentes ao conteúdo estudado pelos alunos em sala de aula e as temáticas que propomos.
O primeiro passo foi a exposição. Entregamos um texto para os alunos, que foi lido em voz alta por eles e discutimos; passamos para as imagens projetadas no Datashow. Findada a discussão lanchamos, e posteriormente os alunos produziram um texto e um desenho sobre o que discutimos.
Seguem abaixo fotos da Oficina e alguns dos desenhos realizados pelos alunos dos 8º anos:

Foto tirada enquanto os alunos faziam os desenhos.

 Desenho do aluno Arthur Vinícius Rezende- 8ªA.


 Desenho da aluna Andressa Pereira Justo- 8ºD

Desenho da Aluna Juliana Alves dos Santos-8ºD.


Foto final com todos os alunos.


quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Clube de História: as teorias sociais do trabalho

Estamos desenvolvendo o Clube de História com alunos do 8º ano desde o início do semestre com o auxílio dos bolsistas Aline, Manuel e Marcelo. O primeiro tema, no bimestre anterior, foi sobre a vinda da família real para o Brasil em 1808. Neste bimestre o tema preparado pelos bolsistas, juntamente com a professora Giselda, aborda as teorias sociais de trabalho, devendo ser trabalhados os conceitos de comunismo, socialismo, capitalismo, positivismo, anarquismo e marxismo, entre outros que estejam relacionados.
Nas últimas quartas-feiras estivemos reunidos com alguns alunos (Yuri e Túlio – 8º c, Vinicíus e Felipe – 8º e) para discutirmos um pouco sobre o assunto, de onde surgiram os mais variados temas de trabalho e formas de fazê-lo. A idéia é que ao final do bimestre cada grupo de alunos entregue um trabalho final à professora Giselda sobre o assunto trabalhado no Clube de História. Para isso, a pesquisa prévia, o empenho, dedicação e a discussão na escola com os bolsistas do PIBID são de fundamental importância para os alunos.
Você sabe o que significa alguns desses conceitos? Se você está no 8º ano e tem dúvidas sobre alguns deles, venha para o Clube de História para juntos estudarmos sobre os pensadores Karl Marx, Engels, os socialistas utópicos e também os anarquistas.
Para quem tem dúvidas sobre o trabalho e também deseja encontrar mais fontes de pesquisa, dê uma olhada na biblioteca do Leônidas onde diversos livros poderão ser encontrados: entre eles algumas enciclopédias (Larousse Cultural, Barsa), livros didáticos (coleção Araribá, coleção História temática) e paradidáticos com histórias sobre a Revolução Russa, o capitalismo do século XIX, entre outros assuntos que dizem respeito ao tema teorias sociais do trabalho. Além disso, nós bolsistas estamos levando também mais alguns materiais de pesquisa.
Venha você também participar do Clube de História!!!!!



Símbolo do movimento Anarquista




Friederich Engels, pensador que juntamente com Karl Marx fez várias críticas ao sistema capitalista do século XIX.


 Karl Marx, historiador, escritor, bacharel em Direito, filósofo, juntamente com seu colega Engels escreveu diversas teses sobre o capitalismo na Europa do século XIX.



 Símbolo do comunismo (marxista): o machado e a foice.