segunda-feira, 23 de abril de 2012

Naufrágio do RMS Titanic completa 100 anos

Por Fabrícia Araújo




O navio RMS Titanic foi construído em 1912, na cidade de Belfast, situada na Irlanda do Norte. Seu destino final seria a cidade de Nova York, nos Estados unidos. Dotado de riqueza e luxo, ele possuía vastos aparatos tecnológicos considerados muito avançados para aquele período. O local reservado a primeira classe era o mais próspero do navio, os móveis eram os mais caros e a área de lazer e outros cômodos eram mais espaçosos. Os importantes empresários europeus, ao lado de seus familiares, ocuparam essa área da embarcação. O espaço destinado a segunda e principalmente a terceira classe era o mais humilde e simples. As pessoas que se encontravam nesse ultimo ambiente, eram, geralmente, imigrantes que iriam começar uma nova vida na América.
Na noite do dia 14 de Abril, a lateral direita do Titanic colide com um iceberg. O navio, que não era considerado afundável, acaba naufragando no norte do oceano Atlântico, no dia 15 de Abril de 1912. Das 2.223 pessoas que estavam a bordo, apenas 706 sobreviveram, sendo que a maioria delas era integrante da classe mais rica da sociedade. Nesse sentido, no dia 15 de abril de 2012 o naufrágio do Titanic completou 100 anos e para relembrar esse fato histórico, as redes de cinemas de inúmeros países transmitem novamente o filme “Titanic”, agora em versão 3D. Lançado inicialmente no ano de 1997, o filme estadunidense contou com a direção de James Cameron e está fazendo muito sucesso em todas as partes do mundo.

sábado, 14 de abril de 2012

The Monster Engine - Ilustrações de crianças aos olhos de um grande artista

clique nas imagens para vê-las ampliadas
Dav Devries é um artista de mão cheia! Apaixonado desde a infância pelo mundo fantástico das ilustrações, já teve a oportunidade de fazer cartoons para a Marvel/DC Comics e pintar monstros para a Universal Studios. 
Uma certa vez, enquanto olhava os desenhos de monstros que sua sobrinha Jéssica fez, começou a imaginar como ficariam com determinada cor, textura e sombreamento...Queria dar vida aos desenhos... Surgindo daí a brilhante ideia: Misturar os traços imaginários de crianças, com suas habilidades artísticas.

O artista de 33 anos decidiu então, dedicar-se completamente ao projeto e dar forma aos desenhos feitos pelas crianças.Intitulado "The Monster Engine" , seu livro já possui 48 páginas incríveis e inspiradoras de  desenhos, pinturas, fotos e entrevistas.
Inicialmente Dave segue à riscas os desenhos, depois vai transformando-os em autênticas obras de arte... Vale a pena conferir! Um trabalho realmente criativo e espetacular!


















FONTE: Dementia 
Vírgula




Postagem publicada originariamente em: http://jehhdesign.blogspot.com.br/2011/12/monster-engine-ilustracoes-de-criancas.html


Para ver mais: http://virgula.uol.com.br/ver/album/inacreditavel/2011/12/05/17936-ilustrador-transforma-desenhos-de-criancas-em-imagens-realistas


Site original: http://www.themonsterengine.com/

sexta-feira, 13 de abril de 2012

A discussão sobre a abertura dos arquivos da ditadura

Mislele Souza da Silva

Um debate que vem ganhando espaço atualmente é a discussão acerca da abertura dos arquivos da ditadura militar, que sucedeu no Brasil a partir do golpe que ocorreu na passagem do dia 31 de março para o 1º de abril. Como esta última data é tida como o dia da mentira, os militares consideram que o golpe ocorreu em março de 1964.  A ditadura durou 21 anos, mas os rastros deixados podem ser vistos até hoje. Neste contexto, podemos nos perguntar: qual a importância deste debate? As respostas são muitas e para compreendê-las é necessário entender algumas coisas que aconteceram nesse período.
            A ditadura representou intensa repressão política, principalmente após o AI5 (Ato Institucional Nº5) , sendo que as manifestações de indignação e de discordância com o regime foram amplamente rechaçadas. Através da privação de vários direitos individuais e do abuso do poder, a ditadura matou, prendeu, torturou e exilou milhares de brasileiros.
            Mediante essas informações podemos adentrar na questão da abertura dos arquivos. Estes arquivos estão guardados e são classificados como secretos. A exposição dos registros é interpretada por algumas pessoas como a abertura de uma ferida que já estava cicatrizada, que visa deixar o passado para trás “sem revanchismo”, sem criar “problemas nacionais”. Por outro lado, muitas pessoas visam a concretização da justiça, para que os assassinos e torturadores sejam identificados e até punidos, além do esclarecimento das mortes e dos desaparecimentos.
            Sob este prisma, podemos perceber que há muitos interesses , dentre eles econômicos, políticos e morais, envoltos nesta questão; a memória é tida aqui como um lugar de disputa. Não se quer expor determinados acontecimentos, abusos que ocorreram no nosso país. Mesmo que para isso a justiça seja deixada de lado. Como disse Mao Tsé “quem tortura um homem tortura toda a humanidade”, portanto, o esclarecimento destes abusos diz respeito a todos nós.



Um filme que retrata esse contexto da ditadura é o Batismo de Sangue, (produzido a partir do homônimo de Frei Betto) do diretor Helvécio Ratton (lançado em 2007), que trata questões como a resistência através do relato de quem viveu sob a ditadura, o papel dos dominicanos neste processo e o modo como a ditadura agia, analisando a violência física e psicológica e suas consequências.

Como o filme tem cenas muito fortes ele só é recomendado para maiores de 14 anos.


quinta-feira, 12 de abril de 2012

Poema: O bicho - Manuel Bandeira

 O bicho - Manuel Bandeira


Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.


Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.


O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.


O bicho, meu Deus, era um homem.



Rio, 27 de dezembro de 1947

----------------------------------------

Manuel Bandeira foi um poeta brasileiro que viveu entre 1886 e 1968. Foi um dos expoentes do modernisno no Brasil, mesmo não tendo participado da Semana de Arte Moderna de 1922. Seus poemas se destacam pela forma inovadora pela época e contemplam temas que variam do amor, experiências de vida e a crítica social, como no poema aqui postado. Para saber mais e ter acesso a outros poemas do autor clique aqui: http://www.jornaldepoesia.jor.br/manuelbandeira.html

Tirinha: Calvin

Clique na imagem para ampliar.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Música: Carta à mãe África!

Você conhece a música de GOG?

Gog é um rapper brasileiro que faz músicas com letras com teor crítico social. A música abaixo simula uma carta à "Mãe África", continente de onde vieram os povos negros para a América, e realiza uma interessante crítica contra o racismo e à escravidão do negro ocorrida no passado de nosso país.



Para conhecer mais sobre GOG acesse aqui: http://www.myspace.com/gogpoeta